Existem alguns tipos de corrimão: madeira, corda, ferro, aço inoxidável, vidro e alumínio. Os vários tipos dependem da arquitetura em que o corrimão se deve encaixar, uma escolha errada no design e no seu corrimão pode fazer com que este destoe de toda a arquitetura – o que não é bom.
Antes de mais, o design deve trazer segurança além de estética, sendo este fator indispensável para a execução do projeto.
É importante perceber também qual é o local onde o seu corrimão vai ser instalado: na área exterior ou interior? Essa pergunta pode mudar todo o conceito do projeto. Um exemplo de material que dá para as áreas interiores e exteriores é o aço inox, pela resistência.
A limpeza do corrimão vai depender do material escolhido. Vidro, por exemplo tem materiais próprios para limpeza, assim como o ferro e o aço inoxidável.
Tipos de corrimão
Aço Inoxidável e alumínio
Com uma manutenção e limpezas fáceis, o corrimão de aço inoxidável ou alumínio é muitas vezes escolhido para áreas internas, combinando com o vidro, sendo a parte metálica um suporte.


Ferro
Algumas vezes tem o estilo clássico e outras vezes mais elaborado e modernista, as escadas de ferro apesar de serem modelos clássicos, acabaram por se modernizar com a mistura de materiais (como por exemplo com a madeira) e algumas vezes cores.
O mais comum é a utilização do ferro pintado em preto, mas é possível encontrar em cores como branco, dourado e até mesmo amarelo, tudo depende a arquitetura do local onde o corrimão vai ser instalado.


Vale lembrar que o arquiteto escolhe o projeto e os materiais de acordo com o projeto e as vontades do cliente, mas a escolha dos materiais deve ser bem pensada para que não existam problemas futuros com o seu corrimão. As leis sobre alturas do corrimão e legislações devem ser levadas em consideração para a segurança dos utilizadores das escadas.